Prefeitura Municipal de Grao Mogol

Pontos Turísticos


Gruta do Quebra Coco

A gruta do Quebra-Coco, escavada naturalmente no maciço quartzítico da Serra Geral, apresenta três amplos salões e mede aproximadamente 65 metros de comprimento.O seu interior apresenta a formação em quartzito e arenito, com uma área de três pequenas dolinas formadas no sentido sul/norte e que são seguidas por um curso d’água temporário.O trecho de cavernamento começa a aparecer a partir da segunda e terceira dolina.O primeiro trecho tem volume considerável de água, não apresenta escuridão total, o que facilita a exploração e transposição dentro da gruta.No segundo trecho, o curso d’água passa por uma estreita galeria de 17 metros de altura.A caverna em rocha arenítica apresenta bom estado de conservação. Mesmo por ser conhecida historicamente e atribuída como esconderijo de escravos fugitivos, não foram encontrados nenhum vestígio arqueológico. Essa gruta representa um dos bens mais importante em sua categoria no contexto histórico do município.

Localização: início da trilha no final da Rua Franklin Barbosa, abaixo da Trilha do Barão

Ponto de Referência: Os pontos que servem como referências para o deslocamento de visitantes até o atrativo são o final da Rua Franklin Barbosa e a Trilha do Barão

Descrição do acesso mais utilizado: O percurso mais utilizado para visualizar e chegar até gruta do quebra coco é A partir da Secretaria de Turismo, passa pela Av. Santa Rita, vira a esquerda até chegar ao final da rua Franklin Barbosa, segue pela trilha do Barão, percorre aproximadamente 7,5 Km desde o início da Trilha do Barão, rumo ao Norte até chegar a Gruta. Não há adaptabilidade para portadores de necessidades especiais.As condições ambientais necessitam de conscientização quanto a preservação ambiental. As condições sociais de acesso necessitam ser revidas segundo a lei de uso e ocupação do solo. Durante o percurso para se chegar ao local, podemos observar a Trilha do Barão e uma paisagem deslumbrante.O ambiente favorece a apreciação da paisagem formada por serra geral, pedras, vegetação de mata ciliar, campos rupestres, cactos, flores típicas, córregos, etc.É possível a prática de atividades como rapel de 25 metros, trekking, cicloturismo e cavalgada no atrativo turístico. O estacionamento de veículos pode ser feito no final da rua Franklin Barbosa.

O atrativo está localizado em uma área de conservação? Sim. Como Parque Estadual.

É necessário ter autorização prévia para o acesso? Sim, IEF.

Há limite quanto número de visitantes? Qual? Sim, 15 pessoas.

Que atividades são realizadas no atrativo?

É possível a prática de atividades rapel de 25 metros, trekking, cicloturismo e cavalgada no atrativo turístico. A caminhada é a atividade mais indicada a ser praticada por algumas pessoas portadoras de Necessidades Especiais.

 

Fonte: Diná Costa

Gruta do Quebra Coco
Gruta do Quebra Coco 

Clique nas imagens para ampliá-las
Voltar
©2010 Todos os Direitos Reservados

Prefeitura Municipal de Grão Mogol - MG - Brasil


Desenvolvido pela 4WAY Web Solutions