Prefeitura Municipal de Grao Mogol

Pontos Turísticos


Lago de Irapé

O famoso Lago de Irapé é um espetáculo da rica natureza do sertão mineiro, com mais de 80 metros de profundidade e 5.000 km de extensão. Você poderá passear de balsa ou barco e flutuar num imenso aquário de águas cristalinas e se deslocará calma e tranqüilamente em meio a várias espécies de peixes na área do Lago.O lugar se formou a partir da Barragem de água do Rio Jequitinhonha para a Construção da Usina Hidrelétrica de Irapé.

O relevo é predominantemente montanhoso, cortado por grandes chapadas com suas bordas dissecadas formando uma paisagem irregular como as Chapadas. A vegetação da região é rasteira e de pequeno porte, típicas de campos de altitude. Nas chapadas predominam os cerrados com suas variações, destacando cerrado baixo, representado por árvores como pequizeiro, a lixeira e o pau terra, entre outras e a caatinga arbustiva com a presença de espécies como bromélias e cactáceasA composição da flora desta região é peculiar, com inúmeras ocorrências de populações restritas àquele ambiente. Destaque para canelas de ema, de grande importância ecológica. Existem, ainda, algumas formações de veredas isoladas, com uma discreta presença de buritis.A fauna possui algumas espécies consideradas ameaçadas como o lobo-guará, onça parda, jaguatirica, tamanduá bandeira, tamanduá de colete, tatu canastra, macaco sauá, lontra, dentre outras.

O Lago de Irapé é garantia certa de tranqüilidade com pescaria, escutando o som dos pássaros, degustando peixe, clima ameno, passeio barco, fauna diversificada, onde vivem diversas espécies.
Não há quem não se encante com uma região de lugares tranqüilos, rodeados de natureza e cultura, não é mesmo? Hoje em dia todas as pessoas reclamam do agito que toma conta das grandes cidades e da vida moderna que levam e por isso optam conhecer locais simples e belos. E por falar nisso, no Norte do estado de Minas Gerais há algumas cidades que conseguem ser simplesmente maravilhosas.
Assim que você coloca os pés em Botumirim, Berilo, Cristália, Chapada do Norte ou Grão Mogol percebe que beleza é pouco para tantas riquezas naturais e histórico-culturais que a região abriga. Essas cidades têm como um dos pontos fortes a hospitalidade com que seus moradores recebem seus visitantes. Aquilo tudo que você sempre sonhou: tranqüilidade, simplicidade, hospitalidade, montanhas, rios, águas cristalinas, lagos, cachoeiras, festas tradicionais e arquitetura colonial existe; e está totalmente ao seu alcance. Esses pequenos pedacinhos do sertão mineiro, situados no Norte de Minas Gerais e Vale do Jequitinhonha, são considerados uma boa alternativa para passeios em trilhas, balsas, prática de esportes radicais, pesca, apreciação da paisagem, o contato com culturas diferentes, possuindo ainda a barragem de Irapé como a mais alta do País e a segunda da América Latina.

Que tal embarcar nesta confortável viagem e encantar-se pelas belezas dessas cidades?

Localização:  A partir da Secretaria de Turismo, segue em direção à Usina Hidrelétrica de Irapé, percorre 23 km até chegar à Ponte do Ventania, onde se pode observar o Lago de Irapé. Outra maneira de chegar ao Lago é percorrendo 18 km a partir da Secretaria de Turismo, em direção à Usina, depois vira à direita e segue reto até chegar ao atrativo.

Ponto de Referência: Os pontos que servem como referência para o deslocamento de visitantes até o atrativo são a estrada para a Usina de Irapé, Cemitério e Ponte do Ventania.

Descrição do acesso mais utilizado: O percurso mais utilizado para visualizar e chegar até o Lago de Irapé é percorrendo a partir da sede, segue em direção à Usina Hidrelétrica de Irapé, percorre 23 km até chegar à Ponte do Ventania, onde se pode observar o Lago de Irapé.Não há adaptabilidade para portadores de necessidades especiais.As condições ambientais e sociais de acesso ao atrativo estão ótimas.Durante o percurso para se chegar ao local, podemos observar a paisagem deslumbrante do cerrado e a Ponte sobre o Rio Ventania.O ambiente favorece a apreciação da paisagem formada por rios, vegetação de mata ciliar, campos rupestres, cactos, flores típicas, etc.É possível a prática de atividades como pesca, acampamento, passeio de barco, off road e Jet ski no atrativo turístico. O estacionamento de veículos pode ser feito próximo à encosta do Lago, segundo orientações.

É necessário autorização prévia para acesso? De que tipo?

Não

Há limite quanto ao número de visitantes? Qual?

Sim, 10 pessoas

Que atividades são realizadas no atrativo?

É possível a prática de atividades como pesca, acampamento, passeio de barco, off road e Jet ski no atrativo turístico.O passeio de barco e o off road é a atividade mais indicada a ser praticada por pessoas portadoras de deficiências.
 

Fonte: Diná Costa

Foto: Veloso PM
Foto: Veloso PM 

Clique nas imagens para ampliá-las
Voltar
©2010 Todos os Direitos Reservados

Prefeitura Municipal de Grão Mogol - MG - Brasil


Desenvolvido pela 4WAY Web Solutions