Prefeitura Municipal de Grao Mogol

Pontos Turísticos


Cachoeira do Véu das Noivas

A altura da sua queda d’água é de aproximadamente 34 metros e 3 a 4 m de largura.A sua paisagem é constituída por formação rochosa e vegetação de campo rupestre.Possui águas de cor escura em função da composição mineral.Localiza-se em uma região de enorme importância histórica denominada Várzea dos Quartéis.Esse local serviu de acampamento para as tropas reais e atualmente é conhecida como Córrego Escurinha. Quem viaja pela estrada da MG 307 avista o extenso véu de água despencando do alto das rochas na forma de cascata, de onde originou-se o nome véu das noivas.

A importância histórica da cachoeira é oriunda da própria região onde está localizada. Segundo Manoel Esteves em seu livro Grão Mogol, Edição 1961, naquele local denominado de Várzea dos Quartéis foi construído um imenso quartel para abrigar as tropas de Dom Rodrigo,representante da Coroa portuguesa, com o objetivo de capturar o garimpeiro João da Costa.Entretanto, o líder dos garimpeiros não se deixava apanhar facilmente e Dom Rodrigo já se via ridicularizado. Mas, o representante do império permanecia firme no local com as suas tropas, pois não queria voltar ao Tijuco (atual Diamantina) sem ao menos ter visto os salteadores, como era conhecidos João da Costa e seus homens.Até há algum tempo atrás ainda se podia visualizar as ruínas do quartel com seus paredões que se mantinham firmes contra a ação do tempo.É justamente nesse cenário que serviu de fortaleza para grande líderes que se encontra a cachoeira de beleza inigualável, objeto de admiração de todos.

Localização: A partir da sede, segue em sentido à Montes Claros, quando percorrer 12Km pela MG 307, vira a direita, depois segue por uma trilha cavaleira por aproximadamente 1Km até chegar à cachoeira.A cachoeira pode ser vista na MG 307.

Ponto de Referência:  Os pontos que servem como referência para o deslocamento de visitantes até o atrativo são a Rodovia MG 307, localidade de Jambreiro, entrada para a localidade de Capim Pubo e trilha acesso.

Descrição do acesso mais utilizado: O percurso mais utilizado para visualizar e chegar até a Cachoeira Véu das Noivas é percorrendo a partir da sede, a MG 307, no km 12, vira a direita, depois segue por uma trilha cavaleira por aproximadamente 1Km até chegar à cachoeira. Não há adaptabilidade para portadores de necessidades especiais.As condições ambientais e sociais de acesso ao atrativo estão ótimas.Durante o percurso para se chegar ao local, podemos observar a cachoeira e Córrego das Mortes, a Praia do Vau, o Rio Itacambiraçu, o trevo dividindo os municípios de Cristália e Grão Mogol, a entrada para a Usina Italiana, a entrada para localidade de Capim Pubo e a ponte sobre córrego escurinha.O ambiente favorece a apreciação da paisagem formada por quedas d’água, rios, pedras, vegetação de mata ciliar, campos rupestres, cactos, flores típicas, trilhas, etc.É possível a prática de atividades como rapel de 60 metros, banho e trekking no atrativo turístico. O estacionamento de veículos pode ser feito próximo à entrada da trilha de acesso ao atrativo.

O atrativo está lozalizado em uma área de conservação? Sim

É necessário autorização prévia para acesso? De que tipo? SIM.IEF ou Secretaria de Turismo

Há limite quanto ao número de visitantes? Qual? Sim, 10 pessoas.

Que atividades são realizadas no atrativo?

É possível a prática de atividades como rapel de 60 metros, banho e trekking no atrativo turístico.O banho é a atividade mais indicada a ser praticada por pessoas portadoras de necessidades especiais.

 

Fonte: Diná Costa
 

 

 

Clique nas imagens para ampliá-las
Voltar
©2010 Todos os Direitos Reservados

Prefeitura Municipal de Grão Mogol - MG - Brasil


Desenvolvido pela 4WAY Web Solutions