Prefeitura Municipal de Grao Mogol

Pontos Turísticos


Cachoeira da Fumaça

A Cachoeira da Fumaça está localizada em uma região tranqüila e de beleza fascinante. A queda d’água formada pelo Rio Itacambiraçu que despenca de aproximadamente 10 metros de altura com uma força inexplicável constitui um dos mais belos e paradisíacos cenários naturais do Rancho Queimado.Essa Cachoeira possui esse nome devido a sua incrível fumaça que se levanta com o bater das águas sobre as pedras. A margem do Rio apresenta praias com muita areia fina e pedras antigas em formatos curiosos.

O Rio de águas cristalinas que compõe a Cachoeira, forma canyons profundos que correm sobre um leito de rocha constituída por quartzito.

O relevo é predominantemente montanhoso, cortado por grandes chapadas com suas bordas dissecadas formando uma paisagem irregular como as Chapadas. A vegetação da região é rasteira e de pequeno porte, típicas de campos de altitude. Nas chapadas predominam os cerrados com suas variações, destacando cerrado baixo, representado por árvores como pequizeiro, a lixeira e o pau terra, entre outras e a caatinga arbustiva com a presença de espécies como bromélias e cactáceasA composição da flora desta região é peculiar, com inúmeras ocorrências de populações restritas àquele ambiente. Destaque para canelas de ema, de grande importância ecológica. Existem, ainda, algumas formações de veredas isoladas, com uma discreta presença de buritis.A fauna possui algumas espécies consideradas ameaçadas como o lobo-guará, onça parda, jaguatirica, tamanduá bandeira, tamanduá de colete, tatu canastra, macaco sauá, lontra, dentre outras.

 Localização:  A partir da sede, segue pela MG 307 em sentido à Montes Claros, percorre aproximadamente 10 km até chegar à Fazenda Rancho Queimado e depois anda aproximadamente 300 metros de trilha na margem esquerda do Rio Itacambiraçu até chegar à Cachoeira.

Ponto de Referência: Os pontos que servem como referência para o deslocamento de visitantes até o atrativo são a Rodovia MG 307, Fazenda Rancho Queimado e Rio Itacambiraçu.

Descrição do acesso mais utilizado: O percurso mais utilizado para visualizar e chegar até a Cachoeira da Fumaça é percorrendo a MG 307, vira à esquerda no quilometro 10 km, até chegar à Fazenda Rancho Queimado e depois anda aproximadamente 300 metros de trilha na margem esquerda do Rio Itacambiraçu até chegar à Cachoeira. Não há adaptabilidade para portadores de necessidades especiais.As condições ambientais e sociais de acesso ao atrativo estão ótimas.Durante o percurso para se chegar ao local, podemos observar a cachoeira e Córrego das Mortes, a Praia do Vau, o trevo dividindo os municípios de Cristália e Grão Mogol, a entrada para a Usina Italiana, a localidade do Jambeiro e a ponte sobre o Córrego Escurinha.O ambiente favorece a apreciação da paisagem formada por quedas d’água, rios, pedras, vegetação de mata ciliar, campos rupestres, cactos, flores típicas, córregos, etc.É possível a prática de atividades como acampamento, banho e off road no atrativo turístico. O estacionamento de veículos pode ser feito próximo à sede do Sítio Rancho Queimado, segundo orientações.

É necessário ter autorização prévia para acesso? De que tipo? Sim. Para transitar na área de propriedade particular.

Há limite quanto ao número de visitantes? Sim, 30 pessoas.

Que atividades são realizadas no atrativo?

É possível a prática de atividades como acampamento, banho e off road no atrativo turístico.O banho e o off road é a atividade mais indicada a ser praticada por pessoas portadoras de Necessidades Especiais.Na sede do Sítio Rancho Queimado, que encontra-se próximo ao atrativo, há piscina, churrasqueira, acomodações, alimentação, capazes de possibilitar a prática do lazer e entretenimento.

OBS.: Tomar bastante cuidado com escorregões.O caminho de volta pode ser feito Rio acima, contando ainda com parada para banho. O passeio pode terminar com um saboroso almoço de comida caseira, preparado pelo proprietário da Fazenda Rancho Queimado.

No Sítio Rancho Queimado é possível encontrar alguma estrutura de acomodação, alimentação e lazer.

 

Fonte: Diná Costa

 

 

Voltar
©2010 Todos os Direitos Reservados

Prefeitura Municipal de Grão Mogol - MG - Brasil


Desenvolvido pela 4WAY Web Solutions